sexta-feira, 9 de abril de 2010

SARAU DOS ANIMAIS NAS COMUNIDADES DO PAVÃO-PAVÃOZINHO E CANTAGALO









A Gerência de Educação Ambiental, do Instituto Estadual do Ambiente – INEA, em parceria com o Museu de Favela (MUF), a Base de Inserção Social e Urbana do PAC (BISU), a Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (SEPDA), as associações de moradores do Pavão-Pavãozinho e do Cantagalo, e a Companhia de Limpeza Urbana do Rio (COMLURB), promove no próximo dia 10 de abril, de 10 às 14h, o Sarau dos Animais nas comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo.

Este sarau faz parte da Campanha Socorristas do Espaço que tem como objetivo geral promover a melhoria da limpeza urbana nessas comunidades com reflexos no ambiente, na saúde e na convivência social entre os moradores. Este evento temático, específico para atender animais da comunidade, é proveniente da enquete realizada com moradores em 2009 que retratou as fezes de animais em becos e vielas um dos três maiores problemas de questão ambiental coletiva de Pavão-Pavãozinho e Cantagalo.

O Sarau engloba a questão cultural dessas comunidades, grande força local que impulsionou o surgimento de uma visão de futuro de transformar todo o morro em acervo turístico da cidade do Rio de Janeiro, e a questão ambiental, vinculada tanto na tema econômico, pois a limpeza é de fundamental importância para quem deseja receber turistas em seu território, quanto o tema ambiental em si, da qualidade e de conforto ambiental natural e construído dessas comunidades.

Além de oficinas educativas e palestras sobre guarda responsável de animais domésticos, haverá exibição de vídeos temáticos para os moradores das comunidades. Pela primeira vez, a GEAM vai realizar uma oficina de grafite socioambiental, coordenada pelo artista urbano Acme, nascido e criado no Pavão-Pavãozinho. Os animais dos moradores serão agraciados com vacinação, vermifugação e consulta clínica pela equipe de veterinários da SEPDA. Dentre outras atividades culturais, será apresentado o rap dos animais, elaborado por artistas do MUF.

Nenhum comentário: